A fim de prolongar a vida útil da ferramenta ou aumentar a sua eficiência de trabalho e melhorar as condições de atrito da superfície é particularmente importante, por isso quanto mais eficiente a aplicação do material de corte aparece. Cobertura CVD fina e revestimento PVD na superfície da ferramenta tem melhorado muito o desempenho do papel, até agora esse efeito está longe de ser exaustiva. O uso de técnicas de análise modernas, pode ser claramente observado na microestrutura da superfície da ferramenta, para uma melhor optimização do jogo do papel. A estrutura da superfície da ferramenta por meio de um processo de programa predeterminado para alcançar, agora pode ser concebido de acordo com o desempenho da ferramenta de optimização funcional.
O método mais comum para o tratamento de superfícies de materiais de revestimento de superfície. Pela elevada dureza dos carbonetos metálicos, nitretos e óxidos de compostos pode ser ajustado o desempenho de uma única compostos, em especial na melhoria da resistência ao desgaste, resistência à oxidação e ao desgaste, o desgaste e desgaste adesivo difusão tal capacidade. Naturalmente, outros materiais introduzidos na superfície (tal como por injecção) também pode ter um efeito duradouro sobre as propriedades da superfície do material.
Mecanismo de adesão entre o chip e o instrumento para além da oclusão mecânica, principalmente para o atrito. Através de um método de modificação de material - revestimento macio depositada sobre a superfície da ferramenta - pode-se melhorar eficazmente as propriedades tribológicas.
O tratamento de superfície também pode ser modificada em termos de morfologia, como por polimento ou rugosidades do objectivo (de modo a formar as ranhuras de óleo lubrificante) para alcançar. O polimento é um tradicional, por meios mecânicos para reduzir a fricção de um lubrificante particular, é aplicado à área do corte sem a ferramenta de corte, na maior parte dos casos, o polimento é uma forma eficaz de reduzir o atrito.